Por Elisangela Bitencourt.

Diante da necessidade de expansão da dinâmica empresarial, é comum haver situações em que duas ou mais empresas resolvem unir esforços para alcançar um crescimento acelerado. Essa união pode se dar de diversas maneiras, a título exemplificativo: fusão; joint venture; joint operation; incorporação, dentre outras modalidades, sendo que, em algumas ocasiões, a aglutinação de empresas caracterizam um grupo econômico.

No Direito Societário, o grupo econômico tem previsão específica na Lei 6.404/76, conhecida como Lei das Sociedades Anônimas ou por Ações (“LSA”), cuja constituição se dá por meio de convenção, ocasião em que as sociedades se comprometem a combinar recursos e esforços para a realização dos seus objetos sociais, ou a participar de empreendimentos comuns. Para a doutrina, o grupo econômico ou grupo de direito, como também é referido, é um conjunto de sociedades organizado de maneira mais complexa e formal.

Para fins do que determina a LSA, o grupo econômico e as empresas que o formam terão designação da qual constarão as palavras “grupo de sociedades” ou “grupo”, para facilitar a identificação, sendo que apenas os grupos organizados na forma disciplina na LSA é que poderão utilizar tal designação.

O grupo econômico, por possuir diretrizes e objetivos sociais próprios, contempla, também, administração própria, tal como preceitua o art. 272 da LSA. De tal forma, os administradores das empresas que compõem o grupo, sem prejuízo de suas atribuições, poderes e responsabilidades, deverão seguir as orientações e as instruções ditadas pelos administradores do grupo, tendo em vista que os interesses do grupo se sobrepõem aos interesses das empresas que o compõem.

No entanto, muito importante e válido alertar que, embora reunidas por objetivos comuns e na comunhão de interesses, as empresas pertencentes ao grupo econômico mantêm a sua própria personalidade jurídica e patrimônio, visto que os grupos econômicos não ostentam personalidade jurídica própria, tratando-se de uma relação interempresarial planejada, complexa e formalizada.

Portanto, para o Direito Societário nos termos da LSA existirá um grupo econômico de direito quando a sociedade controladora e as sociedades por ela controladas firmarem uma convenção formal para combinarem recursos e/ou esforços para a realização dos respectivos objetos sociais ou empreendimento em comum.

Embora reste claro nos termos da lei que existem requisitos próprios para configuração de grupo econômico, a jurisprudência tem relativizado a interpretação de tal configuração. O Superior Tribunal de Justiça, em demandas em que há presunção de hipossuficiência da parte, vem relativizando o conceito de grupo econômico veiculado na LSA, passando a reconhecer a responsabilidade solidária entre as sociedades do aglomerado empresarial, assim como a desconsideração da personalidade jurídica, tão somente pela identificação da atuação conjunta, em detrimento do aspecto formal prelecionado na LSA. Ao interpretar desta forma, o judiciário tem reconhecido a configuração do grupo econômico de fato entre as sociedades que operaram sob a mesma direção, de forma direta ou indireta.

Assim, importante que os grupos empresariais estejam constituídos na forma da lei e as empresas participantes do grupo demonstrem sua autonomia patrimonial e personalidade jurídica própria, evitando que as operações e atividades do dia a dia entre as sociedades, possam ser relativizadas e confundidas, possibilitando uma interpretação equivocada por terceiros e pelo judiciário.

A Cassuli Advocacia e Consultoria conta com profissionais capacitados e com conhecimento jurídico para elaborar defesas dos clientes que sejam eventualmente afetadas por decisões judiciais que envolvam o grupo econômico.

Últimos Insights



CRAM DOWN: AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Por Julia Cristina Reinehr. Em um cenário econômico desafiador, muitas empresas se deparam com dificuldades financeiras, contexto em que identificam na recuperação...

Continue lendo

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA AMBIENTAL, PREVENTIVA E CONTENCIOSA PARA NEGÓCIOS

Por Rubens Sergio dos Santos Vaz Junior. Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a gestão eficaz do passivo ambiental tornou-se um componente crucial...

Continue lendo

O STJ AUTORIZA PENHORA DE FATURAMENTO SEM OBSERVÂNCIA AO ROL TAXATIVO DE GARANTIAS

Por Pollyanna Cristina Packer Rodrigues. Foi levado ao crivo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos Recursos Repetitivos (Tema 769), a controvérsia...

Continue lendo