Por Milena Ariadne Ribeiro dos Santos.

Após um longo debate acerca da cobrança de tributos federais sobre o crédito presumido de ICMS, concedido pelos estados, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) assentou o entendimento de que tributar o referido benefício pelo IRPJ e pela CSLL violaria o preceito constitucional do pacto federativo. No entanto, em relação ao PIS e a COFINS, a discussão pende de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o qual é objeto do Tema 843.

O entendimento majoritário, tanto sobre o PIS e a COFINS, quanto sobre o IRPJ e a CSLL, é de que o ICMS não deve ser incluído nas bases de cálculo desses tributos, pois que esta parcela não representa, de fato, receita ou faturamento das empresas.

Com a vigência da Lei nº 14.789/2023, que acabou por ampliar a incidência de tributos sobre os incentivos fiscais concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, o assunto ganhou destaque e preocupação, haja vista que passou a ser prevista a cobrança dos mencionados tributos federais (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) sobre a parcela subvencionada.

Apesar da segurança instaurada através da nova legislação, em sua maioria, o Poder Judiciário tem adotado uma postura cautelosa e favorável aos contribuintes, em respeito ao que já vinha sendo analisado e julgado, inclusive no âmbito do STJ.

A Cassuli Advocacia e Consultoria mantém-se constantemente atenta ao assunto, contando com uma equipe especializada para oferecer o suporte necessário, orientando seus clientes nas ações e adequações caso seja necessário.

Últimos Insights



A EXPROPRIAÇÃO DE BENS NA EXECUÇÃO: ALIENAÇÃO JUDICIAL, LEILÃO E ADJUDICAÇÃO

Por Thais dos Santos Borba. | Publicado em 23/06/2025. A fase de expropriação no processo de execução civil é uma das mais importantes para garantir que o credor...

Continue lendo

MP 1.303/2025: Veja Como a Tributação de Investimentos Vai Mudar a Partir de 2026

Por Aline Lucietti. | Publicado em 17/06/2025. O Governo Federal publicou no dia 11 de junho de 2025, a Medida Provisória 1.303, que altera as regras para tributação de...

Continue lendo

EXECUÇÕES FISCAIS E O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA: APONTAMENTOS ACERCA DO TEMA 1.184 DO STF

Por Milena Ariadne Ribeiro dos Santos. | Públicado em 02/06/2025. Após anos de sobrecarga do Poder Judiciário decorrente do elevado número de execuções fiscais...

Continue lendo