Por Rubiane Beckert.

A partir de 21 de setembro de 2023, a EFD-Reinf passará por mudanças substanciais com a implementação da série de eventos R-4000.

Os eventos incluídos na série R-4000 são:

  1. R-4010 – Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa física: Este evento abrange informações sobre pagamentos, créditos, entregas, empregos ou remessas efetuadas por fonte pagadora (pessoa física ou jurídica) a beneficiário pessoa física, mesmo sem retenção de imposto de renda. São considerados casos específicos onde mesmo que o rendimento decorra de relação de trabalho, o pagamento não é feito pelo empregador.
  2. R-4020 – Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa jurídica: Este evento abrange informações semelhantes ao R-4010, mas aplicado a beneficiários pessoa jurídica.
  3. R-4040 – Pagamentos/créditos a beneficiários não identificados: Nesse evento, são enviadas informações sobre rendimentos pagos a beneficiários não identificados, como recursos entregues a terceiros, pagamentos não identificados de despesas a título de remuneração indireta, etc.
  4. R-4080 – Retenção no recebimento: Este evento é utilizado para informar rendimentos sujeitos a auto retenção de imposto de renda, que é feita pela própria empresa prestadora dos serviços.
  5. R-4099 – Fechamento/reabertura dos eventos da série R-4000: Nesse evento, são informados o encerramento ou reabertura dos eventos da série R-4000 em determinado período de apuração.

Essa série de eventos incorporará especialmente as informações das notas fiscais com retenções de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), PIS/Pasep, COFINS e CSLL. Esses tributos se juntam à retenção das contribuições previdenciárias (INSS), já informadas nesta declaração.

A unificação das retenções de tributos em um único Darf emitido pela DCTFWeb é uma mudança importante que pode trazer mais eficiência e simplificação para os contribuintes, além de facilitar o processo de cálculo e pagamento dos tributos retidos na fonte.

É importante ressaltar que a precisão das informações fornecidas é crucial, uma vez que retificações podem ter impactos tanto na EFD-Reinf quanto na DCTFWeb.

Possíveis penalidades podem ser aplicadas aos contribuintes que não estejam em conformidade com as novas exigências. As alterações nos dados cadastrais e nos códigos da natureza do rendimento também destacam a importância de uma adaptação cuidadosa por parte das empresas e profissionais que lidam com essas obrigações fiscais. A conformidade com essas mudanças será fundamental para evitar problemas futuros.

Últimos Insights



CRAM DOWN: AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Por Julia Cristina Reinehr. Em um cenário econômico desafiador, muitas empresas se deparam com dificuldades financeiras, contexto em que identificam na recuperação...

Continue lendo

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA AMBIENTAL, PREVENTIVA E CONTENCIOSA PARA NEGÓCIOS

Por Rubens Sergio dos Santos Vaz Junior. Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a gestão eficaz do passivo ambiental tornou-se um componente crucial...

Continue lendo

O STJ AUTORIZA PENHORA DE FATURAMENTO SEM OBSERVÂNCIA AO ROL TAXATIVO DE GARANTIAS

Por Pollyanna Cristina Packer Rodrigues. Foi levado ao crivo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos Recursos Repetitivos (Tema 769), a controvérsia...

Continue lendo