Por Luciana Rubini Tambosi.

A obrigação de reparar os danos ambientais, decorrentes de construções irregulares, fica vinculado ao imóvel. Assim, quem adquire um bem imóvel, também assume a obrigação por ele gerada. No Direito, se utiliza a expressão “propter rem” para denominar essa responsabilidade.

E se o autor da degradação ambiental não for o atual proprietário do bem? A regra é a mesma e os Tribunais têm decidido há algum tempo que a responsabilidade é dos novos adquirentes, ainda que não tenham sido eles os causadores originais do dano.

Mais do que isso, a obrigação de cumprimento da ordem judicial permanece ainda que o adquirente não tenha participado do processo judicial, nem mesmo oferecido defesa ou manifestação no processo.

Em um contexto prático, foi neste sentido que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região se posicionou, ao impor a cinco adquirentes a condenação de demolir construções consideradas irregulares, incluindo casa e edícula, em Área de Preservação Permanente – APP.

Neste caso específico, a ação foi proposta pelo Ministério Público Federal contra o antigo proprietário, que posteriormente vendeu o imóvel, tendo a ordem de demolição sido redirecionada aos novos adquirentes.

Além da demolição, a decisão determinou a apresentação de um plano de recuperação de área degradada (PRAD), pela supressão de vegetação nativa, com prazo de trinta dias para comprovar a execução das medidas.

A decisão foi proferida em julho de 2020, confirmada em novembro de 2021 e o cumprimento da ordem judicial transferida aos novos proprietários em maio deste ano (2023).

Ou seja, mesmo sem agir com culpa relativamente à lesão ao patrimônio ambiental, os adquirentes “herdaram” a obrigação de reparar o dano, justamente em razão da obrigação “propter rem”. E este não é um caso isolado, já que se mostram frequentes as decisões nessa linha.

Mas, e o direito adquirido? O Superior Tribunal de Justiça é claro ao afirmar que não há direito adquirido ou fato consumado (permanência da situação irregular no tempo) quando se fala em degradação ambiental, principalmente no que se refere a edificações em APP.

Assim, nem mesmo o direito fundamental à moradia justifica ou ampara a prática de atos de degradação, ainda que tenha sido realizada pelo proprietário ou possuidor anterior, conforme referido, priorizando-se o interesse da coletividade (meio ambiente) sobre o particular (moradia).

Responsabilidade ambiental e reparação de danos caminham juntos quando se fala em Direito Ambiental e, ao mesmo tempo, podem resultar em ônus e sanções. Todos aqueles que já enfrentaram situações semelhantes, sabem o quanto isso pode ser problemático em vários aspectos e gerar prejuízos de diversas ordens.

Os impactos são muitos, tanto do ponto de vista financeiro quanto de natureza criminal. Desse modo, imprescindível a adoção de medidas para redução de riscos, em especial, neste caso, quando se realiza qualquer negócio imobiliário. Isso confirma a real importância em se fazer uma cuidadosa análise prévia sobre o bem adquirido, por meio de uma due diligence bem estruturada.

Últimos Insights



CRAM DOWN: AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Por Julia Cristina Reinehr. Em um cenário econômico desafiador, muitas empresas se deparam com dificuldades financeiras, contexto em que identificam na recuperação...

Continue lendo

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA AMBIENTAL, PREVENTIVA E CONTENCIOSA PARA NEGÓCIOS

Por Rubens Sergio dos Santos Vaz Junior. Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a gestão eficaz do passivo ambiental tornou-se um componente crucial...

Continue lendo

O STJ AUTORIZA PENHORA DE FATURAMENTO SEM OBSERVÂNCIA AO ROL TAXATIVO DE GARANTIAS

Por Pollyanna Cristina Packer Rodrigues. Foi levado ao crivo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos Recursos Repetitivos (Tema 769), a controvérsia...

Continue lendo