Por Jin San Sampaio.

As deliberações dos sócios são tomadas em reunião ou em assembleia, conforme previsto no contrato social da empresa.

A assembleia dos sócios será o órgão deliberativo obrigatório caso a sociedade limitada tenha mais de dez sócios, será optativo caso tenha menos de onze sócios, podendo escolher no contrato social por assembleia ou reunião de sócios (Art. 1072, § 1º do Código Civil).

A diferença mais acentuada se dá nas formalidades da assembleia. Para exemplificar: A convocação da assembleia de sócios deve ser publicada pelo menos três vezes em órgão oficial da União ou do Estado (dependendo da localidade da sede social).

Enquanto que na reunião de sócios, a deliberação é menos rigorosa quanto a sua formalidade, justamente pela falta de regramento na sua realização. É possível, inclusive, determinar no contrato social que a reunião de sócios possa ocorrer via e-mail, por exemplo.

A princípio, quando a sociedade puder optar livremente entre as duas formas de deliberação, a mais escolhida é a reunião de sócios justamente pela liberdade e celeridade na realização.

Também, é possível a realização de reunião ou assembleia de sócios virtual ou semipresencial, desde que observadas a Instrução Normativa nº 81 do DREI.

Últimos Insights



CONTRATO, ESCRITURA E REGISTROS IMOBILIÁRIOS: UM BREVE PANORAMA

Por Luciana Rubini Tambosi. No universo do mercado imobiliário, a compra e venda de imóveis é uma transação complexa que requer a observância de diversos aspectos...

Continue lendo

ANTEPROJETO DO NOVO CÓDIGO CIVIL EXCLUI CÔNJUGE DO ROL DE HERDEIROS NECESSÁRIOS

Por Amanda Fernandes Hinterholz Foi apresentado ao Senado Federal o Anteprojeto de Reforma do Código Civil contendo todas as alterações propostas pela comissão de...

Continue lendo

EM DECISÃO LIMINAR E COM EFEITOS IMEDIATOS O STF SUSPENDE DESONERAÇÃO DA FOLHA

Por Micaela Day da Silva. No último dia 25, o Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a pedido do Governo Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº...

Continue lendo