Por Robson Thiago Alves da Silva

Que a receita federal monitora a atividade econômica e financeira dos contribuintes não é novidade, mas você já se perguntou como isso ocorre realmente?

Todos os contribuintes, sejam pessoas física ou jurídica, enviam regularmente informações aos fiscos, essas informações são enviadas, na maioria das vezes, através de declarações eletrônicas e através da emissão de notas fiscais eletrônicas. Para se ter uma ideia, existem declarações relativas a operações imobiliárias, operações com cartão de crédito e serviços médicos, as empresas declaram faturamento, aquisições, clientes, fornecedores e produtos, enfim, a Receita Federal recebe praticamente todas as informações financeiras e econômicas dos contribuintes.

O fisco brasileiro investe constantemente em ferramentas que permitem a fiscalização em tempo real, são sistemas com algoritmos avançados, com inteligência artificial, que processam e cruzam todas as informações recebidas. Por meio desses cruzamentos o fisco consegue detectar qualquer inconsistência, como fraudes, sonegação fiscal ou informações equivocadas.

Diante disso, e da alta complexidade da legislação brasileira, é muito importante que as empresas analisem as declarações previamente, cruzem os dados de todas as declarações e que controlem todas as informações. Alguns contribuintes já foram penalizados por enviarem dados inválidos ou por omitirem informações.

Estamos nos aproximando do prazo anual de 3 declarações muito importantes e extremamente relevantes para contribuintes e fisco, são elas: (i) DIRPF – Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física; (ii) ECD – Escrituração Contábil Digital; e (iii) ECF – Escrituração Contábil Fiscal.

Para evitar prejuízos e contratempos com o fisco, o ideal é contar com uma empresa especializada, capaz de garantir que todas as informações serão processadas e enviadas corretamente. A Cassuli possui ferramentas e uma equipe técnica especializada para assessorar a sua empresa e garantir o compliance das informações disponibilizadas a Receita Federal.

 

Últimos Insights



CRAM DOWN: AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Por Julia Cristina Reinehr. Em um cenário econômico desafiador, muitas empresas se deparam com dificuldades financeiras, contexto em que identificam na recuperação...

Continue lendo

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA AMBIENTAL, PREVENTIVA E CONTENCIOSA PARA NEGÓCIOS

Por Rubens Sergio dos Santos Vaz Junior. Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a gestão eficaz do passivo ambiental tornou-se um componente crucial...

Continue lendo

O STJ AUTORIZA PENHORA DE FATURAMENTO SEM OBSERVÂNCIA AO ROL TAXATIVO DE GARANTIAS

Por Pollyanna Cristina Packer Rodrigues. Foi levado ao crivo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos Recursos Repetitivos (Tema 769), a controvérsia...

Continue lendo