Por Marco Antônio Potter

Na noite de 31 de março, foi publicado o Decreto n.º 11.021/2022 que prorrogou o início de vigência da nova TIPI –tabela de Imposto sobre os produtos industrializados – (Decreto nº 10.923/2021) editada para alinhar a nomenclatura dos produtos ao Mercosul. Antes prevista para valer a partir de abril deste ano, sua validade foi postergada para 01/05/2022.

Com essa alteração, a versão anterior da TIPI (prevista no Decreto nº 8.950/2016) continua vigente por mais 30 dias, devendo ser observada as reduções de alíquotas em 25%, concedidas em fevereiro deste ano para vários seguimentos.

Essa publicação extraordinária causou alguns impactos tributários, entre eles sobre a redução concedida em fevereiro, uma vez que esta é objeto de discussão no STF e no Congresso Nacional, por possível prejuízo causado à Zona Franca de Manaus, especialmente quando tratado em ano eleitoral. Assim, sua prorrogação geraria maior prejuízo à ZFM.

Além disso, ainda se questiona qual seria o limite dessa redução de alíquotas, se seria vigente enquanto perdurar a antiga TIPI ou se seria estendida para sua nova versão. Para evitar qualquer tipo de discussão, a RFB divulgou em um comunicado publicado no dia 07/03/2022 que um novo decreto será editado para que as alterações das alíquotas do IPI sejam mantidas.

Diante dessas discussões envolvendo este tema, a CASSULI ADVOCACIA E CONSULTORIA permanecerá acompanhando as discussões a fim de comunicar seus clientes.

Últimos Insights



A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA AMBIENTAL, PREVENTIVA E CONTENCIOSA PARA NEGÓCIOS

Por Rubens Sergio dos Santos Vaz Junior. Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a gestão eficaz do passivo ambiental tornou-se um componente crucial...

Continue lendo

O STJ AUTORIZA PENHORA DE FATURAMENTO SEM OBSERVÂNCIA AO ROL TAXATIVO DE GARANTIAS

Por Pollyanna Cristina Packer Rodrigues. Foi levado ao crivo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos Recursos Repetitivos (Tema 769), a controvérsia...

Continue lendo

PGFN DEVE LANÇAR QUATRO EDITAIS DE TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA ATÉ JULHO DE 2024

Por Amanda Fernandes Hinterholz e André Aloisio Hinterholz. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) trabalha para lançar quatro editais de transação tributária...

Continue lendo