Por Francieli da Silva Vasconcelos

As circunstâncias, surpresas e desafios da pandemia nos fizeram refletir sobre diversos pontos de nossas vidas. Com o isolamento trazido pela quarentena, percebemos até o quanto as coisas mais simples da vida nos fizeram falta.

Diante desse cenário, inevitavelmente, algumas pessoas iniciaram um processo de reflexão sobre a necessidade de planejar e preparar sua sucessão patrimonial, o chamado Wealth Planning.

Quantas vezes você já ouviu falar de famílias que passaram anos discutindo judicialmente o patrimônio deixado pelos patriarcas? Herdeiros se desfazendo de bens para pagar os custos tributários e financeiros de um inventário? Empresas a beira da falência porque os herdeiros não estavam preparados para assumir a gestão dos negócios?

Wealth planning ou Planejamento Patrimonial consiste na união de várias ferramentas para que, em vida, a pessoa estabeleça e organize como se dará a sucessão do seu patrimônio, de forma a maximizar os benefícios financeiros e tributários de uma sucessão e mitigar os riscos e conflitos que podem surgir com a sucessão não planejada.

Através do planejamento é possível entender a atual situação familiar e patrimonial, para então definir estratégias adequadas de organização e perpetuação do patrimônio no âmbito familiar, garantindo os desejos e intenções dos detentores do patrimônio, bem como a aposentadoria segura dos patriarcas que podem permanecer no controle do patrimônio, ao tempo que garantem segurança financeira às próximas gerações.

Cada estrutura familiar e patrimônio exige um tratamento adequado, portanto não existe uma receita pronta quando se fala em planejamento patrimonial e sucessório, sendo muitas vezes utilizado um conjunto de mecanismos jurídicos e financeiros para a implantação do planejamento, como por exemplo, a constituição de uma holding ou de fundos de investimentos, doação do patrimônio em vida, confecção de testamento, acordos societários e familiares, contratação de seguros de vida, previdências privadas, entre outros.

Importante destacar que esse planejamento não afasta a necessidade de preparação dos herdeiros para que estes não sejam só herdeiros, mas sucessores.

Portanto, há necessidade de desmistificar o tabu que envolve a discussão acerca da sucessão e iniciar o planejamento, pois o quanto antes for realizado, mais organizado estará o patrimônio familiar e mais preparada para a sucessão estará a família.

Um planejamento adequado, assegura proteção, crescimento, preservação e perpetuidade do patrimônio, além de tranquilidade nos almoços de domingo em família.

Últimos Insights



A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA AMBIENTAL, PREVENTIVA E CONTENCIOSA PARA NEGÓCIOS

Por Rubens Sergio dos Santos Vaz Junior. Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a gestão eficaz do passivo ambiental tornou-se um componente crucial...

Continue lendo

O STJ AUTORIZA PENHORA DE FATURAMENTO SEM OBSERVÂNCIA AO ROL TAXATIVO DE GARANTIAS

Por Pollyanna Cristina Packer Rodrigues. Foi levado ao crivo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos Recursos Repetitivos (Tema 769), a controvérsia...

Continue lendo

PGFN DEVE LANÇAR QUATRO EDITAIS DE TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA ATÉ JULHO DE 2024

Por Amanda Fernandes Hinterholz e André Aloisio Hinterholz. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) trabalha para lançar quatro editais de transação tributária...

Continue lendo