Por: Rafael Araldi

Com o decorrer do quarto mês do ano calendário 2021, também está correndo o prazo para realização da AGO (Assembleia Geral Ordinária), nas Sociedades Anônimas, conforme prevê o art. 132 da Lei 6.404/76, bem como corre o prazo para que as Sociedade Limitadas aprovem suas demonstrações financeiras (Art. 1.078 da Lei 10.406/2002).

Devido a obrigatoriedade prevista acima, as sociedades por ações e as limitadas devem realizar, nos quatro meses subsequentes ao término do exercício social, respectivamente, uma Assembleia Geral Ordinária – AGO ou reunião de quotistas, com a finalidade de:

1. tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras;
2. deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos;
3. eleger os administradores e os membros do conselho fiscal, quando for o caso.

Como regra, grande parte dessas sociedades, tem como marco final do exercício social a data de 31 de dezembro de cada ano e dessa forma, as deliberações devem ser tomadas até o dia 30 de abril de cada ano.
Além das deliberações acima, importante ter-se em mente que a companhia pode estar obrigada a publicar suas demonstrações.

O Art. 294, da Lei 6.404/1976 (Lei das S.A.) determina que a sociedade de capital fechado, que tiver menos de 20 (vinte) acionistas, com patrimônio líquido inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), e não controladora de grupo de sociedades, poderá dispensar as publicações das demonstrações financeiras desde que sejam, por cópias autenticadas, arquivadas na junta comercial competente juntamente com a AGO que as deliberar.

A Cassuli coloca-se à disposição para auxiliá-los nesses e em outros assuntos correlatos à atividade empresarial.

Últimos Insights



COMO SE PROTEGER AO FIGURAR COMO GARANTIDOR EM CONTRATOS?

Por Ana Flavia Berri. | Publicado em 20/09/2024. No mundo jurídico, atuar como garantidor em um contrato significa assumir a responsabilidade de cumprir uma obrigação...

Continue lendo

ATUALIZAÇÃO DE IMÓVEIS A VALOR DE MERCADO

Por Wellinton Machado. | Publicado em 19/09/2024. A Lei nº 14.973, sancionada em 16 de setembro de 2024, trouxe algumas novidades interessantes, especialmente para quem...

Continue lendo

RECEITA FEDERAL PRORROGA PRAZO DE ADESÃO AO PROGRAMA LITÍGIO ZERO 2024 ATÉ 31 DE OUTUBRO

Por José Alberto Prates Costa. | Publicado em 18/09/2024. O acordo de transação tributária, através do Programa Litígio Zero 2024, que tinha como data fim de adesão...

Continue lendo