Por: Elisangela Bitencourt

Tão importante quanto conquistar patrimônio é saber preservá-lo por diversas gerações. Por isso, fazer um planejamento sucessório é essencial, especialmente quando esse planejamento contempla estruturas jurídicas e bens no exterior.

Cada vez mais empresários ou famílias empresárias têm buscado formas de reordenarem seu patrimônio com a finalidade de gerir de forma organizada a riqueza que foi acumulada por muitos anos de trabalho.

É muito importante entender as particularidades de cada país e sincronizar as decisões para evitar problemas financeiros e tributários (exemplo, evitar a dupla tributação da transferência dos bens), bem como saber quais são as dificuldades e custos para os herdeiros.

Para isso, uma consultoria especializada poderá ajudar na escolha e montagem de estruturas jurídicas no exterior, que reduzam a tributação e permitam a transferência ordenada do patrimônio.

Dentre várias operações societárias, temos as offshore, que são empresas legalmente constituídas e situadas no exterior, sujeita ao regime legal do local. Utiliza-se a expressão offshore para denominar as sociedades localizadas em jurisdições com baixa ou nenhuma tributação (impostos reduzidos ou até mesmo isenção de impostos), para atrair investimentos e capital estrangeiros.

As vantagens em constituir empresas offshore são muitas, entre elas, concentrar patrimônio e renda em países com moedas fortes, de estabilidade econômica e política, buscando isenções fiscais ou redução sobre os rendimentos. Dentre as vantagens, destacam-se ainda a flexibilidade de operações financeiras e patrimoniais, a segurança, o sigilo e a privacidade nos negócios, bem como a economia de custos administrativos e a possibilidade eventual de acesso a determinados tipos de financiamento internacional.

A Cassuli Negócios Corporativos possui uma equipe totalmente dedicada e com expertise necessária ao processo de modelagem da solução de proteção e preservação patrimonial no exterior, consideradas as especificidades pessoais e patrimoniais de cada família ou sociedade.

Últimos Insights



MARCO LEGAL DOS SEGUROS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NOVA LEI Nº 15.040/2024

Por Júlia Ramalho Pereira Tasca. | Publicado em 20/12/2024. A recente promulgação da Lei nº 15.040/2024, em 9 de dezembro de 2024, trouxe mudanças significativas para...

Continue lendo

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO DO ITCMD NO PARANÁ: OPORTUNIDADE PARA PLANEJAR COM SEGURANÇA

Por Ana Paula Gonzatti Fortes. | Publicado em 17/12/2024. O Projeto de Lei nº 730/2024, de autoria do Poder Executivo, está em tramitação na Assembleia Legislativa do...

Continue lendo

POSSIBILIDADE DE CREDITAMENTO DE ICMS SOBRE TRANSPORTE INTERESTADUAL DE COMBUSTÍVEIS

Por Emilli Fátima Haskel da Silva. | Publicado em 17/12/2024. Com base em previsão da Constituição Federal, a Lei Complementar n. 192/2022 instituiu o ICMS-Monofásico...

Continue lendo