Por Ana Luiza Schweitzer | Publicado em 11/09/2024.

Na semana passada (05/09/2024) o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 6055 e 6040 ajuizadas pela Confederação Nacional da Indústria e do Instituto ACO Brasil.

Em síntese, discute-se a (im)possibilidade de o Governo Federal reduzir a alíquota do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as empresas exportadoras (Reintegra) e garantir a utilização integral do benefício.

A discussão teve início em plenário virtual, porém foi transferida para o plenário físico após um pedido de destaque do Ministro Luiz Fux. Atualmente o placar está em 3 a 2 para a União, com votos dos Min. Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

Rememorando o caso, o Reintegra foi criado em 2011 com o objetivo de reduzir o impacto tributário na produção de bens destinados à exportação conferindo aos contribuintes a possibilidade de apurar créditos em percentuais variáveis sobre estas receitas. Desde a sua criação, as alíquotas sofreram diversas alterações, impactando diretamente as empresas. Atualmente o percentual previsto é de 1%.

Para o Governo Federal, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, o impacto nos cofres públicos, caso o desfecho da discussão seja desfavorável para a União é de mais de R$ 49 bilhões de reais.

O processo ainda segue no STF e a equipe da Cassuli Advocacia e Consultoria se mantém atenta aos desdobramentos do tema compartilhando as informações de maior relevância do mundo jurídico.

Últimos Insights



STF AUTORIZA USO DE CRÉDITOS DE PRECATÓRIOS PARA QUITAÇÃO DE DÍVIDAS DE ICMS

Por Gisele Amorim Sotero Pires. | Públicado em 19/11/2024. Em decisão recente na ADI 4080, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que a compensação de créditos...

Continue lendo

O CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS E AS CLÁUSULAS ESSENCIAIS PARA A GARANTIA E SEGURANÇA DA TRANSAÇÃO

Por Rafaela Bueno. | Públicado em 08/11/2024. O contrato de compra e venda é um documento jurídico de extrema importância, que requer cuidados e atenção aos detalhes...

Continue lendo

REFORMA TRIBUTÁRIA – QUAL O DESTINO DO SALDO CREDOR DO ICMS

Por Douglas Alisson da Silveira. | Publicado em 05/11/2024. Com a iminente implementação da Reforma Tributária, diversas dúvidas surgem entre os  contribuintes. Qual...

Continue lendo