Por Ana Luiza Schweitzer.

É de conhecimento que o tema das subvenções, a cada dia que passa, ganha novos contornos e não poderia ser diferente na esfera administrativa.

Recentemente, em análise ao Recurso Especial do contribuinte, a Primeira Turma do Conselho Superior de Recursos Fiscais, no Processo nº 10600.720042/2014-69, deu mais um importante passo em relação ao tema, levando em consideração as decisões proferidas pelos Tribunais Superiores.

Aplicando o entendimento firmado pelo STJ no julgamento do ERESP nº 1.571.492/PR em compasso com o quanto decidido nos Recursos Repetitivos nº 1.945.110/RS e 1.987.158/SC (Tema 1.182), a Turma acolheu a tese e entendeu que os créditos presumidos de ICMS, concedidos pelos Estados como incentivo fiscal, devem ser excluídos da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, independentemente de eventual discussão sobre os efeitos das disposições contidas na Lei Complementar nº 160/2017.

Em seu voto, trouxe o relator que “a partir da inclusão dos §§ 4° e 5° ao artigo 30 da Lei n° 12.973/2014, as únicas exigências, para fins de reconhecimento da subvenção de investimento alusivas a benefícios fiscais relativos ao ICMS, seriam […] (i) intenção do Estado de estimular a implantação ou a expansão de empreendimentos econômicos; (ii) registro em reserva de lucros”.

Porém com nova perspectiva em face dos julgamentos anteriormente mencionados, o confronto do cumprimento dos requisitos do art. 30 Lei nº 12.973/2012 deve-se restringir à constituição de reservas de incentivos, para outros tipos de benefícios fiscais dos ICMS, como isenção, redução de base de cálculo, diferimento, etc.

Assim, a exigência de que o contribuinte demonstre a concessão como estímulo à implantação ou expansão de seu negócio, não se aplicaria ao credito presumido.

O julgamento ocorrido na via administrativa é um importante precedente, visando acompanhar o entendimento até então já firmado no Poder Judiciário.

A equipe da Cassuli Advocacia e Consultoria se mantém atenta ao que de mais importante acontece no mundo jurídico compartilhando as informações de maior relevância.

Últimos Insights



FIM DA DISCUSSÃO ACERCA DO ÍNDICE DE CORREÇÃO MONETÁRIA NOS CONTRATOS?

Por Matheus de Quadros Cullmann | Publicado em 26/07/2024 A Lei n. 14.905/2024 foi sancionada recentemente e trouxe significativa alteração no Código Civil brasileiro....

Continue lendo

DOS INCENTIVOS FISCAIS PARA DOAÇÕES

Por Jean Carlos Campos | Publicado em 24/07/2024. Recente acompanhamos, com muita tristeza, uma das maiores catástrofes climáticas que assolou o estado do Rio Grande do Sul....

Continue lendo

DA IMPORTÂNCIA DA DUE DILIGENCE IMOBILIÁRIA NA AQUISIÇÃO OU VENDA DE IMÓVEL

Por Rafaela Bueno. | Publicado em 22/07/2024. A Due Diligence imobiliária é um processo de investigação e análise de dados e documentos que permite obter informações...

Continue lendo