Por Ana Luiza Schweitzer.

O Governo do Estado de Santa Catarina, publicou no início do mês de janeiro a Lei nº 18.819/2024 que institui o programa Recupera Mais, com o objetivo de proporcionar aos contribuintes a regularização de débitos de ICMS com redução significativa de juros e multa. A estimativa do Governo Catarinense, é arrecadar cerca de R$ 1,5 bilhão.

Segundo as regras estabelecidas, poderão ser incluídos no programa os débitos gerados até 31/12/2022, independentemente de estarem constituídos, inscritos em divida ativa ou até mesmo em execução fiscal.

Os descontos oferecidos variam. Para pagamentos à vista, o contribuinte poderá reduzir até 95% dos valores relativos a juros e multa se realizado entre 1º de janeiro e 1º de abril de 2024. Para as modalidades parceladas, os descontos vão de 40% a 90% a depender do número de prestações escolhidas.

A adesão poderá ser feita até 31/05/2024 diretamente no endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda, ocorrendo de forma automática com o pagamento da primeira parcela em dinheiro, sendo vedada a compensação.

Ainda, a previsão na nova Lei é de que até o final de 2026 não sejam instituídos novos programas para a regularização de débitos de ICMS, exceto para setores econômicos específicos. Para os contribuintes com débitos de ICMS em aberto e que tenham por objetivo a regularização do imposto, é necessário o alerta.

A Cassuli Advocacia e Consultoria conta com profissionais capacitados para o suporte necessário, com atuação proativa no planejamento e atuação judicial e extrajudicial, respeitando a particularidade de cada caso.

Últimos Insights



SUBVENÇÕES: A MAIORIA DAS DECISÕES JUDICIAIS CONTINUAM AFASTANDO A TRIBUTAÇÃO FEDERAL SOBRE OS CRÉDITOS PRESUMIDOS DE ICMS

Por Milena Ariadne Ribeiro dos Santos. Após um longo debate acerca da cobrança de tributos federais sobre o crédito presumido de ICMS, concedido pelos estados, o Superior...

Continue lendo

REFORMA TRIBUTÁRIA: NOVAS REGRAS E AJUSTES NO IVA

Por Bianca Cristine Cardozo Hennig. | Publicado em 27/01/2025 Em 16 de janeiro de 2025, o Governo Federal sancionou a regulamentação da reforma tributária, que institui...

Continue lendo

AVALIAÇÃO DE RISCOS PSICOSSOCIAIS SERÁ OBRIGATÓRIA PARA AS EMPRESAS EM 2025

Por Aline Winckler Brustolin Woisky. | Publicado em 24/01/2025. A partir de maio de 2025, todas as empresas brasileiras deverão incorporar a análise de riscos...

Continue lendo