Por Virna Alves Ferreira Diniz.

A Lei 14.457, de 21 de setembro de 2022, instituiu o programa Emprega + Mulher. Seu objetivo é inserir e manter mulheres no mercado de trabalho, mas, também, trazer transformações importantes que impactam diretamente algumas Empresas, exigindo adaptação em uma série de aspectos, principalmente, a implementação de treinamentos, prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho.

São diversas medidas obrigatórias de proteção e suporte, que visam facilitar o cumprimento desse objetivo de forma eficaz, como o apoio à parentalidade, com a flexibilização do regime de trabalho; apoio ao retorno ao trabalho das mulheres após o término da licença-maternidade; a suspensão do contrato de trabalho para fins de qualificação profissional e estímulo à ocupação das vagas em cursos de qualificação dos serviços nacionais de aprendizagem (com priorização para as mulheres hipossuficientes vítima de violência doméstica e familiar); reconhecimento de boas práticas na promoção da empregabilidade das mulheres, por meio da instituição do selo “Emprega + Mulheres”.

Mas, as mudanças mais significativas trazidas por essa lei estão previstas no artigo 23 do capítulo VII, que dispõe sobre duas adequações fundamentais para as empresas que possuem CIPA: a implementação de um canal de denúncias e a realização de treinamentos e campanhas de prevenção contra assédio sexual e moral.

Os treinamentos, que devem ser realizados no mínimo a cada 12 meses, funcionam como meio eficiente de orientação e sensibilização, delimitando regras para a empresa toda, visando reforçar a importância da não naturalização dos abusos e como é fundamental denunciá-los, permitindo que as mulheres se sintam mais seguras.

As empresas com CIPA estarão vulneráveis a penalidades e multas do Ministério do Trabalho caso não cumpram os prazos e obrigações decorrentes desta Lei.

Sendo assim, para evitar prejuízos nos resultados dos negócios, as empresas devem se adaptar o quanto antes a essas mudanças.

A Cassuli Advocacia e Consultoria possui uma equipe prontamente preparada para auxiliar os empresários a se adequarem à legislação.

Últimos Insights



COMO SE PROTEGER AO FIGURAR COMO GARANTIDOR EM CONTRATOS?

Por Ana Flavia Berri. | Publicado em 20/09/2024. No mundo jurídico, atuar como garantidor em um contrato significa assumir a responsabilidade de cumprir uma obrigação...

Continue lendo

ATUALIZAÇÃO DE IMÓVEIS A VALOR DE MERCADO

Por Wellinton Machado. | Publicado em 19/09/2024. A Lei nº 14.973, sancionada em 16 de setembro de 2024, trouxe algumas novidades interessantes, especialmente para quem...

Continue lendo

RECEITA FEDERAL PRORROGA PRAZO DE ADESÃO AO PROGRAMA LITÍGIO ZERO 2024 ATÉ 31 DE OUTUBRO

Por José Alberto Prates Costa. | Publicado em 18/09/2024. O acordo de transação tributária, através do Programa Litígio Zero 2024, que tinha como data fim de adesão...

Continue lendo