Por Virna Alves Ferreira Diniz.

A Lei 14.457, de 21 de setembro de 2022, instituiu o programa Emprega + Mulher. Seu objetivo é inserir e manter mulheres no mercado de trabalho, mas, também, trazer transformações importantes que impactam diretamente algumas Empresas, exigindo adaptação em uma série de aspectos, principalmente, a implementação de treinamentos, prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho.

São diversas medidas obrigatórias de proteção e suporte, que visam facilitar o cumprimento desse objetivo de forma eficaz, como o apoio à parentalidade, com a flexibilização do regime de trabalho; apoio ao retorno ao trabalho das mulheres após o término da licença-maternidade; a suspensão do contrato de trabalho para fins de qualificação profissional e estímulo à ocupação das vagas em cursos de qualificação dos serviços nacionais de aprendizagem (com priorização para as mulheres hipossuficientes vítima de violência doméstica e familiar); reconhecimento de boas práticas na promoção da empregabilidade das mulheres, por meio da instituição do selo “Emprega + Mulheres”.

Mas, as mudanças mais significativas trazidas por essa lei estão previstas no artigo 23 do capítulo VII, que dispõe sobre duas adequações fundamentais para as empresas que possuem CIPA: a implementação de um canal de denúncias e a realização de treinamentos e campanhas de prevenção contra assédio sexual e moral.

Os treinamentos, que devem ser realizados no mínimo a cada 12 meses, funcionam como meio eficiente de orientação e sensibilização, delimitando regras para a empresa toda, visando reforçar a importância da não naturalização dos abusos e como é fundamental denunciá-los, permitindo que as mulheres se sintam mais seguras.

As empresas com CIPA estarão vulneráveis a penalidades e multas do Ministério do Trabalho caso não cumpram os prazos e obrigações decorrentes desta Lei.

Sendo assim, para evitar prejuízos nos resultados dos negócios, as empresas devem se adaptar o quanto antes a essas mudanças.

A Cassuli Advocacia e Consultoria possui uma equipe prontamente preparada para auxiliar os empresários a se adequarem à legislação.

Últimos Insights



EXTINÇÃO DA DIME E A NÃO CONFORMIDADE EFD ICMS/IPI

Por Marliany Cristina Fiedler. | Publicado em 02/09/2024. Dentre as medidas definidas no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc) está a extinção da obrigação...

Continue lendo

INCIDÊNCIA DE PIS/COFINS E IRPJ/CSLL SOBRE VALORES ADVINDOS DA ATUALIZAÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO PELA TAXA SELIC.

Por Gustavo Kloch Neideck. | Publicado em 30/08/2024. Quando da atualização de valores relacionados à tributação, utiliza-se como índice de correção monetária a...

Continue lendo

INVENTÁRIO MAIS FÁCIL E RÁPIDO: CNJ LIBERA INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL PARA TODOS

Por Júlia Ramalho Pereira Tasca. | Publicado em 28/08/2024. No último dia 20 de agosto o Conselho Nacional de Justiça – CNJ aprovou mudança significativa no processo...

Continue lendo