Por Ana Luiza Schweitzer.

A Primeira Seção de Julgamento do STJ afetou à sistemática dos recursos repetitivos o Tema n. 1182 que tem por objetivo delimitar a controvérsia sobre a possibilidade de o contribuinte excluir da base de cálculo do IRPJ e da CSLL os demais benefícios fiscais de ICMS como, por exemplo, a redução de base de cálculo e a redução de alíquota.

A discussão vem ganhando relevância nos Tribunais, ao passo que segundo o voto do Ministro Relator Benedito Gonçalvez, os benefícios fiscais concedidos pelos Estados não se limitam, exclusivamente, ao crédito presumido, mas em “diversas espécies de favores legais conferidos pela Lei específica”.

O tema é, em verdade, uma extensão do entendimento proferido no julgamento do Recurso Especial nº 1.517.492/PR o qual, na ocasião, limitou-se ao reconhecimento da possibilidade de excluir o crédito presumido de ICMS das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL.

Enquanto a matéria não é analisada pelo STJ, os processos individuais ou coletivos, ficarão suspensos aguardando a posição final do tribunal.

A CASSULI ADVOCACIA E CONSULTORIA acompanhará de perto os desdobramentos envolvendo o assunto, de modo a manter informados os contribuintes.

Últimos Insights



EXTINÇÃO DA DIME E A NÃO CONFORMIDADE EFD ICMS/IPI

Por Marliany Cristina Fiedler. | Publicado em 02/09/2024. Dentre as medidas definidas no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc) está a extinção da obrigação...

Continue lendo

INCIDÊNCIA DE PIS/COFINS E IRPJ/CSLL SOBRE VALORES ADVINDOS DA ATUALIZAÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO PELA TAXA SELIC.

Por Gustavo Kloch Neideck. | Publicado em 30/08/2024. Quando da atualização de valores relacionados à tributação, utiliza-se como índice de correção monetária a...

Continue lendo

INVENTÁRIO MAIS FÁCIL E RÁPIDO: CNJ LIBERA INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL PARA TODOS

Por Júlia Ramalho Pereira Tasca. | Publicado em 28/08/2024. No último dia 20 de agosto o Conselho Nacional de Justiça – CNJ aprovou mudança significativa no processo...

Continue lendo