Por Matheus de Quadros.

Foi publicada a Portaria MF n. 20/2023, que altera a forma de julgamento dos processos tributários e aduaneiros no âmbito das Delegacias de Julgamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil – DRJ. 

O objetivo da portaria é regulamentar os processos contenciosos de baixa complexidade, assim compreendido aquele cujo lançamento fiscal não supere 1.000 (mil) salários-mínimos.  

Tal medida se deu após a aprovação da Medida Provisória 1.160/2023, que limitou o acesso do contribuinte ao CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), a fim de viabilizar o julgamento por decisão monocrática em primeira instância, em casos de menor valor e de baixa complexidade.  

Antes da publicação da Portaria, o valor de alçada para viabilizar os recursos ao CARF seria de no mínimo 60 (sessenta) salários-mínimos e os demais poderiam ser alçados ao CARF via recurso voluntário. 

Apesar de limitar o acesso ao CARF aos processos de baixa complexidade, o Ministério busca oportunizar uma revisão colegiada das decisões proferidas no âmbito das DRJs, ao permitir que o contribuinte possa apresentar recurso da decisão monocrática, que será julgado por órgão colegiado dentro da própria DRJ. 

Últimos Insights



MARCO LEGAL DOS SEGUROS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NOVA LEI Nº 15.040/2024

Por Júlia Ramalho Pereira Tasca. | Publicado em 20/12/2024. A recente promulgação da Lei nº 15.040/2024, em 9 de dezembro de 2024, trouxe mudanças significativas para...

Continue lendo

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO DO ITCMD NO PARANÁ: OPORTUNIDADE PARA PLANEJAR COM SEGURANÇA

Por Ana Paula Gonzatti Fortes. | Publicado em 17/12/2024. O Projeto de Lei nº 730/2024, de autoria do Poder Executivo, está em tramitação na Assembleia Legislativa do...

Continue lendo

POSSIBILIDADE DE CREDITAMENTO DE ICMS SOBRE TRANSPORTE INTERESTADUAL DE COMBUSTÍVEIS

Por Emilli Fátima Haskel da Silva. | Publicado em 17/12/2024. Com base em previsão da Constituição Federal, a Lei Complementar n. 192/2022 instituiu o ICMS-Monofásico...

Continue lendo