Por Marco Antônio Potter  

O STF, em recente julgamento (Tema 962), reconheceu que não incide IRPJ e CSLL sobre a taxa Selic (juros de mora e correção monetária) recebida pelo contribuinte na repetição de indébito.

Segundo o Ministro Dias Toffoli, os juros, entre eles a Taxa Selic, são danos emergentes, ou seja, representam uma recomposição patrimonial em decorrência do pagamento em atraso na repetição do indébito ou do período em que tais valores ficaram indisponíveis quando estavam depositados.

Concluiu que a incidência de IRPJ e CSLL não teriam respaldo legal, isso pois, ao recompor o patrimônio da pessoa jurídica, o acréscimo patrimonial – fato gerador do IRPJ e da CSLL – não estaria configurado.

Tal decisão foi benéfica aos contribuintes, uma vez que foi possível afastar a tributação do IRPJ e CSLL sobre os valores atinentes à taxa SELIC. Mas, mais do que isso, a decisão judicial ampliou a discussão jurídica, não apenas afastando a tributação da Selic, mas também dos juros moratórios. Isso porque, os juros moratórios também teriam a mesma natureza (“recomposição de um lucro não auferido em razão de um ato ilícito”).

Com base nessa decisão, a qual foi apreciada pelo regime de repercussão geral no STF, e que acaba vinculando todos os integrantes do Poder Judiciário, acredita-se que o entendimento poderá ser estendido para não mais incidir o IRPJ e CSLL sobre os juros moratórios.

A CASSULI ADVOCACIA E CONSULTORIA continuará acompanhando de perto as informações do mundo jurídico e informando seus stakeholders.

Últimos Insights



MARCO LEGAL DOS SEGUROS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NOVA LEI Nº 15.040/2024

Por Júlia Ramalho Pereira Tasca. | Publicado em 20/12/2024. A recente promulgação da Lei nº 15.040/2024, em 9 de dezembro de 2024, trouxe mudanças significativas para...

Continue lendo

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO DO ITCMD NO PARANÁ: OPORTUNIDADE PARA PLANEJAR COM SEGURANÇA

Por Ana Paula Gonzatti Fortes. | Publicado em 17/12/2024. O Projeto de Lei nº 730/2024, de autoria do Poder Executivo, está em tramitação na Assembleia Legislativa do...

Continue lendo

POSSIBILIDADE DE CREDITAMENTO DE ICMS SOBRE TRANSPORTE INTERESTADUAL DE COMBUSTÍVEIS

Por Emilli Fátima Haskel da Silva. | Publicado em 17/12/2024. Com base em previsão da Constituição Federal, a Lei Complementar n. 192/2022 instituiu o ICMS-Monofásico...

Continue lendo