Por: Nicolas Laercio

No final da tarde de hoje (13/05), o Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento dos Embargos de Declaração opostos pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN, nos autos do RE 574.706/PR (Tema 69/STF) a qual pretendia que a decisão proferida em março de 2017 surtisse efeitos somente a partir dessa data, e ainda esclarecer se o ICMS que deve ser excluído é o destacado nas notas fiscais ou o efetivamente recolhido.

A Relatora do recurso, ministra Carmen Lúcia, já havia proferido seu voto na tarde de ontem (12/05), sustentando que o ICMS a ser excluído da base de cálculo das contribuições é o destacado nas notas fiscais, e propondo que os efeitos da decisão iniciem a partir da data do primeiro julgamento, ou seja, 15/03/2017, ressalvado o direito dos contribuintes que já discutiam a matéria até a referida data.

Após os votos dos demais ministros, o Tribunal, por maioria, acolheu em parte os Embargos de Declaração da União para modular os efeitos do julgado, nos termos do voto da ministra Relatora, e rejeitou também por maioria o recurso quanto à alegação de omissão ou obscuridade no ponto relativo ao ICMS que deve ser excluído das bases de cálculo do PIS e da COFINS, prevalecendo o entendimento da ministra Relatora.

Assim, restou definido que o ICMS a ser excluído das bases de cálculo das contribuições é o destacado nas notas fiscais, sendo modulada a decisão para que surta efeitos somente a partir de 15/03/2017, preservado o direito dos contribuintes que já discutiam a matéria anteriormente a essa data.

A Cassuli se mantém atenta ao que de mais importante acontece no mundo jurídico e econômico, compartilhando as informações de maior relevância junto aos seus stakeholders.

Últimos Insights



ESG NA PRÁTICA EMPRESARIAL: SUSTENTABILIDADE REAL OU APENAS GREENWASHING?

Por Luisa Andrade Leal Passos. | Públicado em 27/06/2025. Nos últimos anos, o ESG tornou-se um dos temas mais discutidos no mundo corporativo. Empresas prometem grandes...

Continue lendo

A EXPROPRIAÇÃO DE BENS NA EXECUÇÃO: ALIENAÇÃO JUDICIAL, LEILÃO E ADJUDICAÇÃO

Por Thais dos Santos Borba. | Publicado em 23/06/2025. A fase de expropriação no processo de execução civil é uma das mais importantes para garantir que o credor...

Continue lendo

MP 1.303/2025: Veja Como a Tributação de Investimentos Vai Mudar a Partir de 2026

Por Aline Lucietti. | Publicado em 17/06/2025. O Governo Federal publicou no dia 11 de junho de 2025, a Medida Provisória 1.303, que altera as regras para tributação de...

Continue lendo