Por: Rafael Araldi

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) conhecido popularmente como o “Índice de inflação dos aluguéis”, está sendo colocado em discussão para a utilização nos contratos de locação.

A formação do IGP-M, que hoje é feita pela média ponderada de alguns índices distintos, quais sejam: o (i) Índice de Preços do Atacado (60%), o (ii) Índice de Preços do Consumidor (30%) e o (iii) Índice Nacional de Custo da Construção (10%). Qualquer variação em um desses índices causa alteração direta ao IGP-M.

A explicação para a grande alta no IGP-M, está diretamente relacionada com a alta do câmbio em 2020/2021, pois o índice é composto principalmente por commodities, especialmente ligadas ao setor industrial. Desta forma, como a maioria dos produtos são cotados em dólar, qualquer aumento mesmo que mínimo implicará na alta do IGP-M.

Como a pactuação dos contratos imobiliários de modo geral, incluindo os contratos de locação, pode ser livremente escolhido e estabelecido pelas partes o índice de correção monetária, tem se discutido sobre a substituição do IGP-M, nestes contratos, pois, o mercado entende que a continuidade contratual poderá ser tornar inviável.

Devido ao aumento acumulado de 31,10% do IGP-M, no decorrer dos últimos 12 meses, muito locatários se assustaram com a grande alta e consequente mudança nos valores pagos a título de aluguel ao locador.

Tornou-se corriqueira, quando não consensual entre as partes, a busca de uma substituição deste índice pelos locatários ao poder judiciário, sustentando principalmente a necessidade em manter o contrato de locação, porém com a aplicação de outro índice de correção, como IPCA por exemplo, que nos últimos 12 meses teve um aumento de apenas de 6,10%, dentre outros índices de correção disponíveis.

A Lei nº 8.245/91, nacionalmente conhecida como “Lei de Locações”, em seu texto possibilita as partes de alterarem, no curso da contratação, tanto o valor pago a título de aluguel, como também especificamente o índice de reajuste de preços.

Há fundamento legal para que os locatários possam solicitar aos locadores uma modificação do IGP-M para outro índice, prezando principalmente pela continuidade contratual, e com isto, afastando a onerosidade excessiva para com o locatário. O Poder Judiciário tem aceitado os pedidos feitos pelos locatários, a depender dos fatos e argumentos levantados e a realidade de cada caso em específico.

A Cassuli coloca-se à disposição para auxiliá-los nesses e em outros assuntos correlatos à atividade empresarial.

Últimos Insights



CRAM DOWN: AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Por Julia Cristina Reinehr. Em um cenário econômico desafiador, muitas empresas se deparam com dificuldades financeiras, contexto em que identificam na recuperação...

Continue lendo

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA AMBIENTAL, PREVENTIVA E CONTENCIOSA PARA NEGÓCIOS

Por Rubens Sergio dos Santos Vaz Junior. Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a gestão eficaz do passivo ambiental tornou-se um componente crucial...

Continue lendo

O STJ AUTORIZA PENHORA DE FATURAMENTO SEM OBSERVÂNCIA AO ROL TAXATIVO DE GARANTIAS

Por Pollyanna Cristina Packer Rodrigues. Foi levado ao crivo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos Recursos Repetitivos (Tema 769), a controvérsia...

Continue lendo