Por: Pietra Yana Mandic Alves

Nos últimos tempos vêm crescendo a quantidade de empresários ou famílias empresárias brasileiras que buscam a constituição de empresas no exterior, a título de investimento, como holdings de ativos internacionais ou offshore, por exemplo. Como consequência disso, os Estados, tendo plena ciência da existência de referidos investimentos, preveem normas instituindo a cobrança do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD sobre as doações e heranças de bens localizados no exterior.

A tributação de herança e doação de bens no exterior vinha sendo objeto de discussão no judiciário, e teve um novo capítulo nos últimos dias. O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento em 26/02, em plenário virtual, decidindo pela impossibilidade de os Estados cobrarem tributo sobre as doações e heranças de bens no exterior, por falta de Lei Complementar Federal.

Em novo cenário, o ministro Dias Toffoli mudou seu voto, mantendo seu posicionamento contra a cobrança, contudo, propondo a chamada “modulação”, estabelecendo que ela produza efeitos apenas quanto as doações ou heranças que venham a ocorrer a partir da publicação da decisão.

Assim, até que haja Lei Complementar sobre o tema, é seguro estruturar planejamentos sucessórios e patrimoniais internacionais, de modo que se torna ainda mais importante uma aprofundada reflexão sobre a temática.

A CASSULI ADVOCACIA E CONSULTORIA, como empresa com expertise em estruturações de reorganizações e planejamentos internacionais, continuará acompanhando as notícias e decisões acerca desse tema, compartilhando as informações de maior relevância.

Últimos Insights



SISCRED | Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados

Por Christian Oliver Stolle. | Publicado em 20/02/2025. O Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred) é uma plataforma...

Continue lendo

DESVENDANDO O MUNDO DAS PROCURAÇÕES: UM GUIA SOBRE PODERES E LIMITAÇÕES

Por Laise Gonzaga Maggi. | Publicado em 17/02/2025. Já precisou que alguém te representasse para resolver alguma burocracia, receber uma encomenda ou até mesmo fechar um...

Continue lendo

A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL NO NOVO CÓDIGO CIVIL

Por Ana Flavia Berri. | Publicado em 14/02/2025. No dia 31 de janeiro, foi protocolado o Projeto de Lei 4/25 no Senado, que prevê o Novo Código Civil, trazendo diversas...

Continue lendo