Por: Elisangela Bitencourt

Ao longo da vida pessoal ou organizacional, chega um momento que todos nós deveríamos pensar na sucessão patrimonial dos bens de forma planejada e estruturada a fim de assegurar a proteção do patrimônio adquirido ao longo de anos e anos de trabalho.

Para isso existem mecanismos de proteção que evitam a dispersão e a dilapidação patrimonial conquistada. Um deles é o Planejamento Sucessório.

Esse planejamento serve para avaliar e indicar qual será o melhor caminho, a melhor alternativa para a organização do patrimônio, seja com a lavratura de um Testamento, ou mesmo com a acomodação dos bens em sociedade destinada a esse fim.

Assim, o Planejamento Sucessório é um instrumento jurídico que serve para a organizar a sucessão (em vida), com o objetivo de evitar conflitos familiares futuros, possibilitar a profissionalização na gestão da administração dos bens pessoais e empresariais e estabelecer medidas que dificultem a sua dilapidação.

Ao adotar tais medidas há, ainda, uma considerável redução de gastos com inventário, menor impacto tributário, economia de tempo e, o mais relevante, a preparação dos sucessores para a condução e continuidade dos negócios iniciados pela família.

Buscar uma assessoria competente e dedicada para a modelagem da solução de proteção e preservação patrimonial customizada deve ser o caminho adequado para quem estiver nessa fase da vida.

A Cassuli Negócios Corporativos possui uma equipe totalmente dedicada e com expertise necessária ao processo de modelagem da solução de proteção e preservação patrimonial mais adequada, consideradas as especificidades pessoais e patrimoniais de cada família ou sociedade.

Últimos Insights



PROJETO DE LEI 4/25 E OS IMPACTOS NA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS

Por Thais dos Santos Borba. | Publicado em 24/03/2025. No dia 31 de janeiro de 2025 foi protocolado no Senado Federal o Projeto de Lei 4/25, que propõe um Novo Código...

Continue lendo

NAVEGANDO PELA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA EMPRESAS NO BRASIL

Por Rubens Vaz Junior. | Publicado em 10/03/2025. No Brasil, as empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos ambientais enfrentam uma...

Continue lendo

CONVÊNIO ICMS 109/2024: IMPACTOS NA TRANSFERÊNCIA DE MERCADORIAS ENTRE ESTABELECIMENTOS DE MESMA TITULARIDADE

Por Eduardo Garcia. | Públicado em 03/03/2025. Em 7 de outubro de 2024, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou o Convênio ICMS nº 109/2024,...

Continue lendo