Por Ana Caroline Quelin Sevegnani. | Publicado em 22/11/2024.

A classificação tarifária de cada unidade consumidora é de responsabilidade da concessionária de energia elétrica, cuja definição é realizada no momento da contratação da prestação do serviço, levando em consideração a tensão de fornecimento – baixa, média e alta – e a classe de consumo – residencial, comercial, industrial, rural, entre outras.

O enquadramento tarifário revela-se de extrema importância, visto que implica diretamente no valor que deverá ser pago mensalmente pelo consumidor, podendo gerar cobranças indevidas.

Constatadas irregularidades na aplicação dos critérios de enquadramento tarifário, pode o titular da unidade consumidora solicitar a sua revisão e correção junto a concessionária de energia elétrica, e, ainda, se for o caso, pleitear a restituição dos valores pagos a maior.

O Superior Tribunal de Justiça, por meio da Súmula 412, assegura ao consumidor o prazo de até 10 (dez) anos para pleitear a restituição dos valores cobrados indevidamente em tarifas de energia elétrica.

A Cassuli Advocacia e Consultoria possui uma equipe prontamente preparada para auxiliar seus clientes na avaliação das faturas de energia elétrica e demais documentos correlatos, verificando se o enquadramento tarifário foi aplicado corretamente, se colocando à disposição para auxiliar nas providências necessárias caso sejam identificadas inconsistências.

Últimos Insights



MARCO LEGAL DOS SEGUROS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NOVA LEI Nº 15.040/2024

Por Júlia Ramalho Pereira Tasca. | Publicado em 20/12/2024. A recente promulgação da Lei nº 15.040/2024, em 9 de dezembro de 2024, trouxe mudanças significativas para...

Continue lendo

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO DO ITCMD NO PARANÁ: OPORTUNIDADE PARA PLANEJAR COM SEGURANÇA

Por Ana Paula Gonzatti Fortes. | Publicado em 17/12/2024. O Projeto de Lei nº 730/2024, de autoria do Poder Executivo, está em tramitação na Assembleia Legislativa do...

Continue lendo

POSSIBILIDADE DE CREDITAMENTO DE ICMS SOBRE TRANSPORTE INTERESTADUAL DE COMBUSTÍVEIS

Por Emilli Fátima Haskel da Silva. | Publicado em 17/12/2024. Com base em previsão da Constituição Federal, a Lei Complementar n. 192/2022 instituiu o ICMS-Monofásico...

Continue lendo