Por: Naiara Lúcia Stein Lenzi

Está tramitando na Câmara dos Deputados o PL nº 5632/2020, que dá nova redação e acrescenta parágrafo primeiro ao artigo 1.155 do Código Civil. O artigo 1.155 dispõe quanto ao nome empresarial, através do qual a empresa está registrada perante a Junta Comercial:

Art. 1.155. Considera-se nome empresarial a firma ou a denominação adotada, de conformidade com este Capítulo, para o exercício de empresa.

O nome empresarial é utilizado em escrituras, contratos, documentos oficiais, entre outros documentos. O que se propõe é que seja acrescido o parágrafo 1º, com a seguinte redação:

  • Proíbe-se o uso de nome de empresas em expressões de línguas estrangeiras.

A justificativa do autor da proposta, o deputado José Airton Félix Cirilo (PT/CE), é no sentido de que empresas com nomes estrangeiros na maioria das vezes são de difícil pronúncia, bem como pessoas leigas não sabem seu significado o que pode acabar gerando constrangimento entre clientes, vendedores e acaba coibindo pessoas/clientes de entrar nos estabelecimentos por não saber do que se trata o nome da empresa que é o “cartão de visitas” para o cliente.

Atualmente o PL aguarda parecer do Relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).

A CASSULI continuará acompanhando as notícias acerca desse tema, compartilhando as informações de maior relevância.

Últimos Insights



STF AUTORIZA USO DE CRÉDITOS DE PRECATÓRIOS PARA QUITAÇÃO DE DÍVIDAS DE ICMS

Por Gisele Amorim Sotero Pires. | Públicado em 19/11/2024. Em decisão recente na ADI 4080, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que a compensação de créditos...

Continue lendo

O CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS E AS CLÁUSULAS ESSENCIAIS PARA A GARANTIA E SEGURANÇA DA TRANSAÇÃO

Por Rafaela Bueno. | Públicado em 08/11/2024. O contrato de compra e venda é um documento jurídico de extrema importância, que requer cuidados e atenção aos detalhes...

Continue lendo

REFORMA TRIBUTÁRIA – QUAL O DESTINO DO SALDO CREDOR DO ICMS

Por Douglas Alisson da Silveira. | Publicado em 05/11/2024. Com a iminente implementação da Reforma Tributária, diversas dúvidas surgem entre os  contribuintes. Qual...

Continue lendo